Educar ouvindo e dando o exemplo

Olá a todos :waving_hand:,

Como a Bíblia nos lembra:

“Instrua a criança no caminho em que deve andar; e, mesmo quando envelhecer, não se desviará dele.” Provérbios 22:6 :folded_hands:

Hoje, quero falar com vocês sobre um tema que nos interessa a todos: como criar melhor nossos filhos. Criar uma criança não é apenas alimentá-la ou vestir-se. É principalmente acompanhar, entender e ajudar a se tornar um adulto feliz e equilibrado​:glowing_star:.

A primeira coisa que aprendi foi ouvir nossos filhos :ear:. Não apenas ouvir suas palavras, mas realmente escutá-los. Quando uma criança se sente compreendida, ela se abre, compartilha, e isso fortalece nosso vínculo :heart:.

Depois, há o exemplo que damos :seedling:. As crianças observam mais o que fazemos do que o que dizemos. Se queremos que sejam respeitosas, pacientes ou bondosas, começamos por mostrar essas qualidades em nosso dia a dia.

Sei que às vezes temos a tendência de punir quando uma criança comete um erro. Mas o que percebi é que o incentivo funciona muito melhor do que a punição. Valorizar seus esforços, mesmo que pequenos, dá-lhes confiança e os motiva a continuar.

As crianças também precisam de limites claros e consistentes. Essas regras não estão lá para restringi-las, mas para fornecer um ambiente seguro.

E então, passamos tempo de qualidade com elas. Brincar, conversar, rir juntos… esses momentos simples criam memórias e fortalecem o vínculo afetivo.

Por fim, o amor e o reconhecimento :heart: são essenciais. Dizer “eu te amo”, elogiar um esforço, um sorriso, um abraço… tudo isso alimenta a autoestima e a segurança interior delas :sparkles:.

Criar filhos não é fácil, mas se ouvirmos, guiarmos com amor e paciência, criamos um ambiente onde eles podem crescer confiantes e felizes :rainbow:.